Vereador Nivaldo reforça pedido de corredor ecológico à Mosaic Fertilizantes

por Gustavo Mitamura publicado 26/04/2024 11h10, última modificação 26/04/2024 11h10
Na reunião do dia 22/04, os vereadores pediram a construção de um corredor ecológico, a disponibilização de um caminhão-pipa para lavar as ruas da cidade, projeto de paisagismo, além de aprovar projeto de lei que realiza convênio com a Cemig.

Nivaldo Borges Pontes:

O vereador começou seu uso da tribuna com uma moção de pesar em referência ao falecimento do Sr. Mário Calixto da Motta, ocorrido no dia 16 de abril de 2024.

Apresentou também requerimento à Mosaic Fertilizantes, pedindo a construção de um túnel ecológico no bico da represa da Mosaic Fertilizantes que divide com a reserva dos sem-terra, em caráter de urgência. Esse pedido já foi feito outras vezes, mas, de acordo com o vereador, não foi dado um retorno. Ele alega passar ali muitas vezes e encontrar vários animais cruzando a estrada, o que poderia ocasionar acidentes de trânsito.

Em outros pedidos, enviou um requerimento ao DER – MG, o qual solicita que seja realizada a limpeza da vegetação na beira da Rodovia MGC-146, próximo ao Mato do Pinto e a antiga estrada de acesso a Tapira. A vegetação está invadindo a rodovia, e pode impedir a visão dos motoristas.

Já o Requerimento nº 07/2024, de sua autoria e do vereador Luiz Carlos, que pede que seja estudada a possibilidade, em caráter de urgência, da Mosaic Fertilizantes disponibilizar um caminhão-pipa da empresa para lavar as ruas da cidade de Tapira, haja vista a grande quantidade de poeira gerada pela empresa em suas atividades, o constante adoecimento da população relacionado as doenças respiratórias e a prefeitura ter apenas um caminhão-pipa para atender todo o município.

Cobrou, ainda, que seja feito o paisagismo em Tapira, com o plantio de árvores, flores e outros na entrada da cidade, uma cobrança que já foi feita em outras ocasiões.

Nivaldo reforçou o pedido de instalação das lixeiras para o descarte de lixo reciclável na cidade, de acordo com projeto que ele viu em Caldas Novas. Finalmente, pediu uma operação tapa-buracos no Residencial Vitória.

Elaine Auxiliadora Peres:

Comentou sobre sua participação na audiência pública realizada na tarde do dia 22 de abril do corrente ano referente a constante falta de energia elétrica em Araxá e região. De acordo com Elaine, a Cemig apresentou investimentos e melhorias a longo prazo, mas ela não acredita que isso vá suprir as necessidades atuais dos moradores e produtores rurais.

Apresentou a moção de pesar em referência ao falecimento do Sr. Mário Calixto da Motta.

Ordem do dia

Projeto de lei complementar nº 08/2024:
Dispõe sobre a alteração do anexo III, da Lei nº 1.229/2017, a qual versa sobre a organização administrativa e plano de cargos, funções e vencimentos da Câmara Municipal de Tapira. Aprovado por seis votos a zero.

Projeto de lei complementar nº 07/2024: Cria vagas de cargos de provimento efetivo no quadro de servidores públicos no município de Tapira – Minas Gerais, e dá outras providências. Aprovado por seis votos a zero.

Projeto de lei nº 09/2024: Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), objetivando o planejamento, implantação e condução da arborização urbana no município de Tapira. Aprovado por seis votos a zero.