Vereadores ratificam a entrada de Tapira no CiCanastra
Tribuna
Diversos vereadores usaram a tribuna para apresentar requerimentos e indicações que refletem as demandas da comunidade.
-
O vereador Neylson Borges da Silva solicitou que um funcionário da COPASA, empresa de saneamento, resida no município para agilizar o atendimento de demandas de água. Ele também pediu uma reunião com proprietários rurais para tratar do problema de animais soltos nas ruas da cidade.
-
A vereadora Leandra Souza Goulart propôs a manutenção elétrica do poço artesiano da Vila Bráz e o efetivo cumprimento da lei que concede gratificação a servidores da zona rural, além de sugerir que o benefício seja estendido aos trabalhadores da área urbana. Leandra ainda indicou que a prefeitura realize um levantamento de famílias de baixa renda sem caixa d'água e que o município arque com a compra dos equipamentos.
-
A vereadora Ana Paula de Souza Ferreira Melo apresentou uma série de indicações focadas em lazer e esporte. Entre as propostas estão a instalação de catraca de acesso na Academia Municipal, a retomada de programas de incentivo ao esporte infantil e juvenil, a construção de um campinho sintético no Clube Municipal e o reforço da segurança no Clube CETAP. Ana Paula também indicou a criação de políticas de valorização do esporte feminino, a reforma do parquinho infantil do Clube Municipal e a criação de um programa municipal de apoio à mobilidade para tratamentos de saúde. Ela também leu o PL nº 59/2025, de sua autoria e das vereadoras Maria Eduarda e Leandra, que busca prevenir a violência doméstica através da Estratégia de Saúde da Família.
-
O vereador Luiz Carlos Lira Júnior pediu a aquisição de um veículo para o transporte de idosos e professores do CRAS, a disponibilização de um guarda municipal na Praça do Residencial Vitória e o recapeamento asfáltico de ruas nesse mesmo bairro. Ele também solicitou a iluminação pública da Rua José Francisco das Neves.
Ordem do dia
Durante a reunião, a câmara aprovou por unanimidade dois projetos de lei (PLs) de grande impacto. O PL nº 57/2025 cria a Lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que estabelece procedimentos obrigatórios de fiscalização sanitária para estabelecimentos que manipulam e processam produtos de origem animal em Tapira. O objetivo é garantir a segurança e qualidade dos alimentos consumidos pela população.
Já o PL nº 58/2025 ratifica a entrada do município no Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária, Segurança Alimentar e Combate a Zoonoses Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande (CICANASTRA). A medida visa fortalecer a gestão de serviços públicos essenciais de forma regionalizada.
Comissão especial para casos de apreensão de animais
A reunião também resultou na aprovação do Projeto de Resolução nº 06/2025, que cria uma comissão especial para apurar e acompanhar questões relacionadas à apreensão de animais em áreas de reserva da empresa Mosaic Fertilizantes. A comissão, que será composta pelos vereadores Luiz Carlos (Presidente), Elizeu, Neylson e Maria Eduarda, vai investigar os impactos desses eventos para os cidadãos do município.
A próxima reunião ordinária foi agendada para o dia 25 de agosto de 2025. Para acessar a íntegra dos projetos e indicações apresentados, acesse o nosso site em sapl.tapira.mg.leg.br.